OS NOSSOS ESCRITOS

TEXTOS AUTOBIOGRÁFICOS ELABORADOS PELAS ALUNAS DA DISCIPLINA
POESIA ELABORADA PELAS ALUNAS
POESIA, CONTOS E OUTROS TEXTOS TRABALHADOS NA AULA

sábado, 16 de novembro de 2013

A FORMIGA E A NEVE

Uma formiga prendeu o pé na neve.
 Disse a formiga:: “Oh neve, tu és tão forte que o meu pé prendes!”
Responde a neve: “ Tão forte sou eu que o Sol me derrete”
Disse a formiga: “ Oh Sol tu és tão forte que derretes a neve que o meu pé prende!”
Responde o Sol:” Tão forte sou eu que a parede me impede!”
Disse a formiga: “Oh parede tu és tão forte que impedes o Sol, que derrete a neve, que o meu pé prende!”
Responde a parede:” Tão forte sou eu que o rato me fura!”
Disse a formiga: “Oh rato tu és tão forte que furas a parede que impede o Sol, que derrete a neve, que o meu pé prende!”
“Responde o rato:” Tão forte sou eu, que o gato me come!”
Disse a formiga: “Oh gato tu és tão forte que comes o rato, que fura a parede que impede o Sol, que derrete a neve, que o meu pé prende!”
Responde o gato:”Tão forte sou eu, que o cão me morde!”
Disse a formiga: “Oh cão, tu és tão forte que mordes o gato, que come o rato, que fura a parede, que impede o Sol, que derrete a neve, que o meu pé prende!”
Responde o cão:” Tão forte sou eu que o pau me bate!”
Disse a formiga: “Oh pau tu és tão forte que bates no cão, que morde o gato, que come o rato, que fura a parede, que impede o Sol, que derrete a neve, que o meu pé prende!”
Responde o pau: “ Tão forte sou eu, que o lume me queima!”
Disse a formiga: “Oh lume, tu és tão forte que queimas o pau, que bate no cão, que morde o gato, que come o rato, que fura a parede, que impede o Sol, que derrete a neve, que o meu pé prende!”
Responde o lume:”Tão forte sou eu que a água me apaga!”
Disse a formiga: “Oh água, tu és tão forte que apagas o lume, que queima o pau, que bate no cão, que morde o gato, que come o rato, que fura a parede, que impede o Sol, que derrete a neve, que o meu pé prende!”
Responde a água: “ Tão forte sou eu que o boi me bebe!”
Disse a formiga: “Oh boi, tu és tão forte que bebes a água, que apaga o lume, que queima o pau, que bate no cão, que morde o gato, que come o rato, que fura a parede, que impede o Sol, que derrete a neve, que o meu pé prende!”
Responde o boi:” Tão forte sou eu que o carniceiro me mata!”
Disse a formiga: “Oh carniceiro, tu és tão forte que matas o boi, que bebe a água, que apaga o lume, que queima o pau, que bate no cão, que morde o gato, que come o rato, que fura a parede, que impede o Sol, que derrete a neve, que o meu pé prende!”
Responde o carniceiro: “ Tão forte sou eu, que a morte me leva!”



Contos Populares Portugueses, Adolfo Coelho, Ed. Leya,  (pág 48-49)

Sem comentários:

Enviar um comentário