OS NOSSOS ESCRITOS

TEXTOS AUTOBIOGRÁFICOS ELABORADOS PELAS ALUNAS DA DISCIPLINA
POESIA ELABORADA PELAS ALUNAS
POESIA, CONTOS E OUTROS TEXTOS TRABALHADOS NA AULA

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

VISITA AO MUSEU MILITAR DE ELVAS

Na 5ªfeira, dia 9 de Janeiro a Academia Sénior de Estremoz e a CerciEstremoz foram convidados para uma visita de estudo ao Museu Militar de Elvas. Às 10 horas da manhã, o grupo de senhoras + um senhor da Academia acompanhados pela Drª Maria Mira, esperava o autocarro da Cerci.
 Passado um pouco chegou o autocarro e quando entrámos fomos logo muito bem recebidos pelos utentes da Cerci. Chegados a Elvas, fomos recebidos pelo Tenente-coronel que se apresentou como sendo o nosso guia. Começámos a visita às diversas salas do Museu  que se prolongou até à hora do almoço. Depois do almoço, visitámos os estábulos com lindos e belos cavalos e depois continuámos a visita sempre com a orientação do sr. tenente-coronel, que se mostrou sempre muito bem disposto e muito atento a todo o grupo. Já passavam das 16 horas quando finalizámos a visita. Aprendemos muito nesta visita, pois o Museu é muito interessante  No site http://www.lifecooler.com/artigo/passear/museu-militar-do-forte-de-santa-luzia/391645/ pode-se ler: Com o objectivo de preservar a importância militar da cidade de Elvas, as antigas instalações do Regimento de Infantaria nº 8 foram reconvertidas neste museu de cariz nacional. O antigo Convento de S. Domingos e os Quartéis do Casarão albergam agora parte do acervo museológico do Exército português, num total de 640 peças que se dividem por três temas: Serviço de Saúde, Viaturas (tácticas e blindadas) e Hipomóveis e Arreios. Uma cozinha de campanha do início do século XX, uma mesa de operação de ortopedia e o primeiro carro de combate do país são algumas das peças que aqui podem ser vistas.
Também o site http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-museu-militar-do-forte-de-santa-luzia-20170 refere: Localizado no bonito Forte de Santa Luzia, em Elvas, o Museu Militar está instalado em seis núcleos no interior do Forte, mais concretamente nas antigas casamatas, abordando a importância militar da cidade ao longo dos tempos. 
O Museu apresenta uma exposição permanente, maioritariamente destinada ao público juvenil, que alberga peças de artilharia e militares, armamento bem como outros equipamentos multimédia que melhor demonstram toda a história bélica e militar de Elvas e a sua importância. 
Património inegável da cidade de Elvas, uma localidade militar por excelência, o Museu Militar do Forte de Santa Luzia tem ao dispor visitas guiadas tanto pelo interior como pelo exterior do museu.

No site do próprio Museu  http://www.operacional.pt/museu-militar-de-elvas/  encontramos uma detalhada explicação do mesmo assim como belíssimas fotografias que ilustram bem qual a razão de termos gostado tanto de o visitar. 
O grupo descendo a ladeira para começarmos a visita

Chinita, Comandante da Unidade de Elvas e director da CerciEstremoz Eng. Jorge Canhoto

O grupo muito animado Chinita em primeiro plano

O INEM dos campos de batalha


O grupo ouvindo as explicações do guia

Sem comentários:

Enviar um comentário