Alguém se lembra quando, a seguir a 1974, nos reuníamos à porta da Câmara Municipal todos dias 24 de Abril à meia noite para cantarmos a Grândola ?
A multidão que ali se juntava !
Que saudades tenho desses tempos...
Era o tempo em que esta canção era cantada sem medo de "ser mal interpretada"...
Lembro-me particularmente dum ano em houve um baile até altas horas nos claustros da Camara . Era abrilhantado por uma orquestra fora do comum com uns elementos algo estranhos. Penso que um deles era de Estremoz . Um havia que toda a noite nos intrigou a todos porque ninguém conseguiu acertar se seria homem ou mulher. Anos mais tarde vim a conhecê-la bem. Fui sua amiga, era minha colega e assumia-se como rapaz.
Um ano já não sei a data, meteu-se-me em cabeça fazer reviver aquelas noites mágicas em que me sentia tão feliz. Fiz um apelo à família e alguns amigos e lá estávamos nós à meia noite em ponto, um grupinho pequenino mas animado, a relembrar anos passados em que as pessoas não tinha medo de dizer que estavam com os ideais de Abril e onde a canção era um símbolo desse ideal.
Ainda hoje lá estaria se tivesse pelo menos meia dúzia para companhia.
Não calculam com que prazer cantámos nós e repetimos vezes sem conta a Grândola no 24 de abril do ano passado à porta da Biblioteca !
-Milena Falcato
Sem comentários:
Enviar um comentário