OS NOSSOS ESCRITOS

TEXTOS AUTOBIOGRÁFICOS ELABORADOS PELAS ALUNAS DA DISCIPLINA
POESIA ELABORADA PELAS ALUNAS
POESIA, CONTOS E OUTROS TEXTOS TRABALHADOS NA AULA

sábado, 30 de janeiro de 2016

ONDE NÃO FALTA VONTADE, EXISTE SEMPRE UM CAMINHO


A ENTREVISTA
Quando o despertador tocou, Maria sentiu-se ainda mais constipada, o nariz completamente entúpido, a garganta a arranhar e a doer, a tosse insistia a incomodá-la, apalpou a testa e sentiu-a um pouco quente, estava com febre certamente; não lhe apetecia nem  mexer-se nem sair do quentinho da cama. Fechou os olhos e sentiu-se ali tão confortável. Como arranjar coragem para se levantar? 
Estava há poucos meses no jornal, e até agora não lhe tinham dado quaisquer reportagens, nem entrevistas que merecessem a pena. Sentia-se até um pouco desmotivada, mas ela sabia como o mercado de trabalho estava dificil. Sabia que tinha que ter paciência, não mostrar insatisfação nem enfado, porque se o director percebesse que ela não estava satisfeita, imediatamente a substituíria por outra jornalista. Tinha tantos colegas no desemprego, a entregar e a enviar Curriculum Vitae para todas as redações de jornais, revistas,  rádio ou televisão.
Hoje, que precisava de estar a cem por cento, pois tinha uma entrevista marcada com a actriz principal da telenovela que maior êxito estava a ter na TV, logo hoje, sentia-se mesmo doente! a cabeça pesadíssima não a deixava sequer encontrar uma saída. 
Ficara de se encontrar com o fotógrafo, por volta das 10 horas, no café mais próximo da casa da actiz.
Sentiu as lágrimas a correrem-lhe pelos cantos dos olhos, molhando-lhe as orelhas e a almofada. Meu Deus! que fazer? Não podia telefonar para a redacção, pois não iam acreditar. Não tinha o telemóvel do fotógrafo, que nunca se tinha mostrado muito simpático com ela.
Fechou os olhos, na cama estava-se tão bem!
Os minutos pareciam que galopavam... já tinha passado meia-hora! 
Arranjou coragem, levantou-se a cambalear, e dirigiu-se para a casa de banho. Pôs a água do duche a correr e entrou na cabine cheia de vapor  e deixou-se ficar debaixo da água tépida um bom bocado... saiu da cabine, vestiu o roupão e viu-se ao espelho...estava com uma cara de meter medo... umas olheiras fundas e escuras... 
Dirigiu-se à cozinha, fez um chá de limão, gengibre e mel e pegou na caneca com ambas as mãos para sentir o quentinho do chá; tomou dois comprimidos e ficou na cozinha sentada à espera de se sentir melhor. E na verdade, começou a sentir a cabeça menos pesada, o nariz menos congestionado e a garganta mais aliviada. 
Vestiu-se, pintou-se o melhor que pôde, e quando olhou para o relógio já só tinha três quartos de hora para ir ter com o fotógrafo. Esperava que o trânsito estivesse fluído e que não houvesse engarrafamentos. 
Maria tirou o carro da garagem, respirou fundo, procurou uma pastilha para a garganta e começou a dirigir-se calmamente para o café  onde o fotógrafo a esperava, perto da casa da actriz
Maria chegou ao café a horas, pediu um galão bem quente e meia torrada, o fotografo até se mostrou mais simpático do que habitualmente. 
Olhou-a e disse-lhe: "Maria tu estás com uma constipação terrível!"
Maria sorriu-lhe, pegou no copo do galão com ambas as mãos e assentiu com a cabeça.
Disse: - "Sabes, esta entrevista é muito importante para a minha promoção na redacção, por isso nunca podia deixar de vir!"
"ONDE NÃO FALTA VONTADE, EXISTE SEMPRE UM CAMINHO" TOLKIEN CITADO POR RITA BULHOSA IN  AOS OLHOS DA RITA

ONDE NÃO FALTA VONTADE, EXISTE SEMPRE UM CAMINHO

Percorrer esse caminho
Com força e dedicação
Não falta amor e carinho
Dentro desse coração

Essa vontade existe
digna de admiração
Grande força que persiste
Não tem comparação

Apenas quinze anitos
Nem posso acreditar
Esta lição de vida
Que nos estás a dar

Esse sorriso tão lindo
Que nos faz cativar
És linda e divertida
E gostas de trabalhar

Este é o primeiro livro
Dos muitos que irás escrever
Estarei sempre contigo
Para me deliciar a ler

Contigo.Aprender.
A sorrir.A viver. 
A compreender. 
E a agradecer

Ana Maria Troncho