OS NOSSOS ESCRITOS

TEXTOS AUTOBIOGRÁFICOS ELABORADOS PELAS ALUNAS DA DISCIPLINA
POESIA ELABORADA PELAS ALUNAS
POESIA, CONTOS E OUTROS TEXTOS TRABALHADOS NA AULA

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O TRANSPORTE DOS ANOS 50/60

Na quinta onde vivi o nosso transporte era um trem puxado por dois cavalos brancos, que eram a menina dos olhos do Sr. Francisco, o cocheiro. Ainda hoje o consigo ver a escovar os cavalos, o que eles muito apreciavam; via-se que estavam felizes.
O Sr. Francisco tinha como farda uma camisola aos quadradinhos brancos e azuis que ele atava à frente com um nó. Era como a farda de um chauffeur, fazia parte dele.
 Quando vínhamos à cidade, o Sr. Francisco engatava os cavalos ao trem e, à hora combinada, estava à porta com o chapéu na mão à espera que nós subíssemos para a carruagem e depois era seguir estrada fora até à cidade.
Eu adorava ir às lojas e na loja do Luís Campos davam-me sempre rebuçados. Mas era sempre a minha madrinha que comprava tudo, não me deixava escolher nada, tudo era à vontade dela. 
Mas o passeio com os cavalos compensava tudo. 
Eu também gostava muito de os ver à solta a pastar no prado verde; era como uma tela de pintor como uma linda paisagem rural.
Tenho saudades daqueles belos cavalos e de toda a azáfama daquela casa rural, onde os animais de que eu tanto gostava faziam parte do dia-a-dia.

Naquele tempo o automóvel era chamado de D. Elvira e arrastadeira mas eram um luxo só para gente rica.


Eglantina
Aula Poesia e Conto, Janeiro 2014